Páginas

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

As tecnologias de informação e comunicação e a globalização



UFDC5- Cultura Língua e Comunicação

A importância da televisão para mim

A televisão é um meio de comunicação com o qual me habituei a conviver enquanto crescia. Desde muito novo desenvolvi uma grande empatia e passava bastante tempo em frente ao televisor, principalmente quando passava desenhos animados. Enquanto estava na escola ou na rua não me lembrava da televisão mas quando chegava a casa, das primeiras coisas que fazia era ligar a televisão, para ver os desenhos animados que passavam ao fim da tarde.
Na altura, a escolha do canal era muito limitada, pois havia somente dois canais, a RTP1 e a RTP2. Apenas passados uns anos apareceram a SIC e a TVI que trouxeram outros conteúdos, para além dos desenhos animados, que também me agradavam bastante, como programas sobre vida selvagem, séries e filmes.
A ligação que tinha com a televisão limitava-se aos momentos de lazer até que, com o passar dos anos, surgiu a televisão com ligação por cabo, que trouxe uma diversidade de canais e obviamente uma programação mais diversificada e com conteúdos nunca antes vistos (a não ser por satélite), o que tornou a televisão muito mais interessante e uma grande fonte de informação e conhecimento diversos.
Desde esse momento, surgiu em mim um interesse por programas de notícias, arquitectura, engenharias, geografia, design, música, arte, e até história, um tema que não me fascinava mas que, enriquecido pela imagem, acabou por me envolver.
Actualmente, quando me levanto ou chego a casa, a primeira coisa que faço é ligar a televisão. Por norma o primeiro canal que escolho é a SICnotícias, o meu canal preferido, pelos diversos conteúdos de informação que disponibiliza, onde vejo o que acontece no mundo diariamente. Somente mudo de canal sempre que não passam conteúdos do meu interesse, e nesse caso escolho canais como o Discovery Channel, National Geographic, Odisseia, História ou canais que passam filmes ou séries.
A televisão é uma tecnologia de comunicação que teve em mim muito impacto, talvez também por ser a primeira com a qual tive contacto, mas sinto que influenciou bastante quem sou hoje em dia, os conhecimentos que tenho e as opiniões que criei. É algo com o qual eu não passo e que sinto necessidade de ter, pois faz parte da minha vida.


Nuno Miguel Gonçalves Silva Martins
Turma Efa DCRC091

Sem comentários:

Enviar um comentário