Páginas

terça-feira, 15 de junho de 2010

UFCD – Cultura, Língua e Comunicação

A viagem da língua portuguesa pelo mundo

A língua portuguesa tem a sua origem no latim, era utilizada pelos povos pré-romanos como os Celtas ou os Lusitanos, estes habitavam a parte ocidental da península há cerca de dois mil anos.
A língua teve a sua maior expansão pelo mundo por volta dos séculos séculos XV e XVI, quando Portugal expandiu o seu império colonial e comercial que se estendeu pelo Brasil, Américas, Goa, Índia, Macau e Timor-Leste. Durante esse tempo, muitas línguas crioulas baseadas no Português também apareceram em todo o mundo, especialmente na África, na Ásia e no Caribe.
O português é quinta língua mais falada pelo mundo, com aproximadamente 260 milhões de falantes, é a primeira mais falada no hemisfério sul e a terceira no mundo ocidental.
É o idioma oficial em Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Guiné Equatorial, nos antigos territórios da Índia Portuguesa (Goa, Damão, Ilha de Angediva, Simbor, Gogolá, Diu e Dadrá e Nagar-Aveli) e também em pequenas comunidades que faziam parte do Império Português como Malaca, na Malásia e na África Oriental como Zanzibar, na Tanzânia.
A língua possui estatuto oficial na União Europeia, no Mercosul, na União Africana, na Organização dos Estados Americanos, na União Latina, na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e na Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP).
O Português, tal como outros idiomas, sofreu durante os séculos uma evolução, tendo sido influenciado por vários idiomas e dialectos até ao ponto actual em que se encontra. Esses dialectos não existem somente em regiões diferentes, pois numa determinada região podem existir também variações de dialectos influenciados pelas faixas etárias ou sociais, sendo o das classes mais elevadas considerado o correcto e o das classes mais baixas o vulgar, mas tanto um dialecto como outro acabam por se misturar e ser empregues por todos.
Alguns dialectos utilizam diferentes sotaques regionais, o sotaque é diferente de um dialecto, pois o que caracteriza o sotaque é apenas a diferença de pronúncia dos falantes. São reconhecidos internacionalmente 2 padrões distintos do Português, o português de Portugal e o Português do Brasil. O padrão brasileiro, utilizado por cerca de 85% dos falantes do português, é hoje o mais falado, escrito, lido e estudado pelo mundo, devido à grande importância económica do Brasil no Mercosul.
No Brasil, o país com mais falantes da língua portuguesa, a língua oficial é o Português, mas, isso não significa que seja igual ao Português falado em Portugal, pois existem variações na língua utilizada entre os dois países, variações a nível da gramática, da pronúncia e até do significado do vocabulário, dando sentidos e significados diferentes às palavras. Basta para isso ver um canal de televisão ou um livro com o português empregue no Brasil, ou até mesmo aceder à internet, onde se encontram opções para escolher o português de Portugal ou do Brasil.
Por haver estas diferenças, foi necessário criar vários acordos ortográficos para estabelecer o Português oficial, embora a língua sofra alterações e seja empregue de diferente forma em vários países e inclusive regiões.
A língua portuguesa é considerada uma das línguas com mais potencial para evoluir e expandir-se pelo mundo inteiro.
A língua está em constante evolução. Eu acredito que a forma como falamos actualmente será certamente diferente da que será falada daqui a cem anos.

Nuno Miguel Gonçalves Silva Martins
Turma DCRC1

Sem comentários:

Enviar um comentário